Exposição inédita sobre o Egito Antigo chega ao CCBB

Mostra reúne 140 obras que, através da interação, revela costumes e hábitos de uma maiores civilizações da história da humanidade 



Foto: Patrícia Vougo

O Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) traz uma exposição inédita sobre o Egito Antigo, que foi berço de uma das maiores civilizações da história. A mostra “Egito Antigo – do cotidiano à eternidade” é em comemoração aos 30 anos do centro cultural e veio do Museu Egípcio de Turim (Museo Egizio), na Itália. Ao todo são 140 obras que mostram, em resumo, algumas peculiaridades, costumes e hábitos específicos dessa cultura mítica.

Além dos objetos que foram trazidos do museu egípcio, a exposição trabalha com o visual para dar significado e levar sensações ao seu público. As cores ajudam a contar essa história e são exploradas ao longo da mostra. O ambiente inicial é todo amarelo que tem associação com a cor do sol e do ouro, material de que era feita a pele dos deuses. Todas as salas que estão com essa cor representam o brilho intenso e ofuscante do sol que provavelmente deveria atormentar os trabalhadores da época.

O verde e o azul também aparecem e representam, respectivamente, ao renascimento e às tradições funerárias. A primeira aparece simbolizando a pele de Osíris, deus morto de ressuscitado, que era verde (ou preta). O verde também é a cor do papiro, que é uma planta típica do Nilo. Enquanto que o azul remete a fase em que a deusa Nut engolia o sol e ao lápis-lázuli, mineral usado e apreciado pelos egípcios. Há instalações cenográficas e interativas, que permitem a viagem no tempo.

O estudante de História, Leandro Marin, afirma que é surpreendente para a historiografia a quantidade de objetos recolhidos e que estão na exposição. "É incrível o que conseguiram recuperar nas escavações. Chega ser emocionante!", completa.

A exposição estará disponível até o dia 27 de janeiro de 2020 no Centro Cultural Banco do Brasil, localizado na Rua Primeiro de Março, 66, centro do Rio e funciona quarta a segunda, das 9h às 20h. A entrada é franca e a retirada do ingresso pode ser feita pelo aplicativo Eventim (disponível na Apple Store e Google Play) ou na bilheteria do CCBB, mediante disponibilidade.

...
Fotos: Patrícia Vougo

Postar um comentário

0 Comentários